Categorias

Qual é o momento certo para trocar de carro?
29 mar

Qual é o momento certo para trocar de carro?

A troca de carro é algo comum e que em algum momento acaba sendo uma necessidade na vida das pessoas. Mas qual é o momento certo para tomar essa decisão? Algumas pessoas mudam de automóvel com mais frequência e outras não têm esse hábito, mas existe um ponto em que a substituição deve ser pensada e realizada.

Separamos para você neste texto alguns motivos para serem considerados e que podem ajudar você a saber se é ou não a melhor hora para a mudança.

7 motivos para trocar de carro

Acompanhe aqui alguns dos principais fatores que levam a alteração dos veículos.

1. Alta quilometragem

Um bom indicador para saber se é o momento de mudar de carro é a quilometragem, ou seja, quanto o veículo já percorreu. A partir de 60 mil quilômetros rodados é hora de prestar atenção aos sinais que seu veículo pode dar. Com essa quilometragem, o automóvel pode começar a demonstrar problemas de desgaste em componentes como a embreagem e a suspensão.

Contudo, dentro da quilometragem, ainda é preciso considerar pontos como a manutenção e a forma como o veículo é utilizado. Um carro pode ter muitos quilômetros rodados e mesmo assim estar em boas condições de uso dependendo das ruas por onde roda no dia a dia. 

2. Custo de manutenção

Outro fator a ser levado em conta é a manutenção do carro e seu custo benefício, pois às vezes você pode estar gastando muito mais dinheiro cuidando do seu veículo do que é esperado. 

O recomendável é que o valor gasto na manutenção anual do seu automóvel não ultrapasse 10% do seu valor comercial. Se ao fazer os cálculos você perceber que o dinheiro gasto para manter seu carro em um bom estado de funcionamento está além dessa porcentagem, é um ótimo momento para considerar a troca.

3. Problemas frequentes  

 Este é um indicador que pode ser usado para várias áreas da vida. Se está apresentando constantes falhas há algo de errado! Visitas frequentes à oficina mecânica podem ser um sinal de que seu carro precisa ser trocado. 

A necessidade de manutenção é comum em todos os veículos, mas a forma como você o conduz e cuida dele também são fatores determinantes na frequência dos reparos.

Caso você perceba que está constantemente precisando fazer restauros no seu automóvel, consulte um mecânico confiável para saber sobre o estado do veículo. Caso o parecer seja desfavorável, chegou a hora da mudança.

4. Gastos com combustível

Outro sinal de que o momento da troca de veículo está próximo são os gastos com o combustível. Este aspecto varia de acordo com o modelo de carro e também com o ano de fabricação: veículos mais velhos podem consumir mais combustível. Portanto, avalie se este fator está pesando no seu bolso. 

5. Desvalorização

Com o passar do tempo é comum que seu veículo perca valor de mercado. A desvalorização pode ocorrer por conta da idade do automóvel, por conta do lançamento de novos modelos, e também pela saída de linha do seu modelo. 

Ao levar este critério em consideração, lembre-se de avaliar bem os custos que terá com a venda do seu carro velho e a compra de um novo. Portanto, procure sempre estar informado sobre como andam os valores do seu automóvel. Caso descubra que há uma grande queda em seu preço, troque-o o mais rápido possível. 

6. Fim da garantia

Você sabe quanto tempo dura a garantia de um carro? Geralmente, as montadoras oferecem 3 anos de garantia para os carros novos no Brasil e algumas marcas chegam a oferecer até 5 anos. 

Durante este período são cobertos itens particulares e geralmente de valor mais elevado dentro de um veículo: suspensão, conjunto de acessórios e elementos do sistema mecânico. Porém, a garantia não cobre: pneus, fluidos, filtros, correias, amortecedores e estofamento interno. 

Assim, a manutenção do seu automóvel após o vencimento do prazo de garantia pode ficar mais cara, o que torna interessante a troca do carro. 

7. Critérios pessoais

Um motivo recorrente para a realização da troca de um automóvel tem haver com razões individuais, que podem ser destrinchadas em alguns pontos importantes. 

Novas Necessidades

Quando se compra um carro um dos critérios utilizados é a utilidade que ele terá na sua vida e como poderá atender às suas necessidades. Porém, estas podem mudar, o que requer que outros aspectos na sua vida, como seu automóvel, mudem também.

Você pode precisar de um carro maior, mais espaçoso, que sirva melhor para suas aventuras, mais econômico para o seu dia a dia, entre tantas outras demandas. 

Insatisfação com seu veículo

Assim como com outros diversos produtos, você pode comprar um carro esperando que ele seja a melhor opção e acabar se decepcionando. Nesse caso, você não consegue se adaptar, percebe que ele não atende às suas necessidades como gostaria e então entende que a melhor solução é trocá-lo.

Aumento do poder aquisitivo

Quando se recebe um aumento salarial ou uma promoção no emprego é comum investir em alguns bens de consumo de maior valor agregado, inclusive o carro.

Muitas pessoas aproveitam a oportunidade de possuírem um aumento na renda para comprar um veículo mais luxuoso e às vezes realizar um sonho. Mas é importante ficar atento e pesquisar antes de fazer a troca para não tomar nenhuma decisão precipitada. 

Esses foram alguns dos motivos que podem servir como critério para você se basear na hora de trocar de carro. Reflita sobre eles e analise bem os prós e contras antes de tomar sua decisão. Só você sabe quando é realmente o momento certo para realizar a troca.

São diversas as maneiras de se realizar uma mudança de veículo, como a venda de seu usado e compra de um novo, dar o carro usado e financiar o valor restante, além do consórcio. Não se esqueça de avaliar bem as questões financeiras para não realizar uma substituição equivocada e se endividar. 

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você. Quer saber mais sobre qual é o melhor modelo de carro para o seu orçamento baixe grátis a nossa calculadora comparativa. Esta planilha totalmente automatizada permite que você compare as despesas de três modelos diferentes.

VOLTAR AO INÍCIO