Categorias

SUVs mais econômicos da categoria
4 jul

SUVs mais econômicos da categoria

Os veículos utilitários esportivos, SUVs, vem chamando bastante atenção no mercado brasileiro. São diversas as vantagens desse tipo de carro que atraem os consumidores e fazem com que cada dia mais encontremos veículos desse tipo pelas ruas. 

Os SUVs foram projetados para enfrentar terrenos irregulares e desempenharem capacidade off road, ou seja, fora do asfalto. Contudo, são muito utilizados também dentro das cidades no dia a dia.

Automóveis desse tipo chamam muita atenção pelo design moderno, a altura mais elevada, as muitas tecnologias atuais que possuem e principalmente pelo seu espaço interno, características que os valorizam. Os utilitários esportivos são veículos nos quais é possível desfrutar de muito conforto e são ótimos para famílias grandes, uma vez que permite com que todos fiquem bem acomodados dentro do carro, principalmente em um trajeto longo, como em uma viagem em família

Porém, nem tudo são flores quando se trata de SUVs, isso porque seu tamanho exige mais prática na hora de estacionar e é preciso ter mais espaço na garagem. Em cidades com vagas pequenas, pode ser um transtorno no dia a dia.

Por conta de todos os benefícios que possuem, essa categoria tem um valor de aquisição mais elevado, ou seja, para comprar um carro desse é preciso  desembolsar um valor maior. Além disso, o custo de manutenção e consumo também podem ser mais altos, uma despesa regular para quem tem carro. 

Por que os SUVs consomem mais? 

Existem alguns fatores que influenciam no consumo de combustível dos veículos, como o tipo de motor e o tipo de câmbio. Motores 1.0 são os que menos consomem combustível, isso porque são menores e mais eficientes, contudo não são os mais potentes. SUVs geralmente não têm esse tipo de motor e sim outros como 1.6 e 2.0 que focam em entregar mais força, mas perdem no quesito economia.

SUVs são carros mais modernos e, por isso, muitos possuem câmbio automático. Essa tecnologia também ajuda a consumir mais combustível, uma vez que há mais demora na troca de marcha. 

Os utilitários esportivos também são veículos mais robustos e pesados. Quanto mais peso, mais força é necessária para mover o automóvel e mais combustível é utilizado. 

Tire suas principais dúvidas na hora de comprar um seminovo.

SUVs mais econômicos do mercado

Mesmo consumindo um pouco mais de combustível, os SUVs são ótimos veículos e uma excelente escolha de compra. Para ajudar você na missão de ter um carro desse tipo, mas sem muito prejuízo na hora de abastecer, separamos alguns dos modelos mais econômicos, que receberam notas A e B na classificação do INMETRO.

1. Toyota Corolla Cross

A versão híbrida do Corolla Cross consegue fazer 17,8 km/l na cidade e 14,7 na estrada com seu motor 1.8 16V.

2. Fiat Argo

O Argo de motor 1.3 8V flex, versão Trekking, faz 13 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada com gasolina. 

3. Chevrolet Tracker 

O Tracker versão T, motor flex 1.0 12V, faz com gasolina na cidade 12,7 km/l e 14,9 km/l na estrada. 

4. Fiat Pulse Drive AT

O Fiat Pulse com motor 1.3 8V flex tem um consumo de 12,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, na versão Drive AT. Já a versão MT consome 12 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada.  

5. Renault Kwid 

Já o modelo SUV do Kwid tem motor flex 1.0 12V e consegue fazer 15,3 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada. 

6. Volkswagen Nivus

O Nivus consegue ter um desempenho de 12,1 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada, com seu motor flex 1.0 12V.

7. Fiat Strada

A versão Freedom CS do Strada é uma das mais econômicas da categoria e possui motor 1.3 8V. Ele faz 12,9 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada. 

8. Citroen C4 Cactus 

Em sua versão Shine T, o C4 Cactus é equipado com motor 1.6 16V flex e faz 11,7 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada. 

9. Volkswagen T-Cross

Com seu motor 1.0 12V flex, o T-Cross tem um desempenho de 12 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada.

10. Jeep Compass

Por fim, o Compass modelo híbrido plug-in tem um motor 1.3 16V e faz 25,4 km/l na cidade e 24,2 na estrada.

Equipamentos que ajudam a economizar

Determinados acessórios podem ajudar a economizar o combustível do carro, conheça alguns deles.

1. Câmbio manual

O câmbio manual é mais indicado se você busca economizar combustível, isso porque você controla o momento de trocar de marcha. O câmbio automático funciona por meio de discos e conversor de torque, já o manual por meio da embreagem, que é mais rápida. 

2. Sistema start/stop

Um automóvel com sistema start/stop desliga automaticamente o motor quando este para ou reduz a determinada velocidade e religa-o ao retirar o pé do freio. Manter o motor desligado ajuda a economizar. 

3. Motor turbo

O que muda em um motor turbo e um aspirado é a forma de admissão de ar, no turbo são usados turbocompressores. Nesse tipo de motor não é necessário acelerar muito para obter a potência desejada. 

Descubra os melhores modelos para seu primeiro veículo.

Ações que ajudam a economizar combustível

Além dos equipamentos do carro, existem algumas ações que também  auxiliam a controlar o consumo de combustível do veículo. 

1. Pneus calibrados

Rodar com os pneus do carro murchos aumentam o atrito com o solo, assim o veículo precisa fazer mais esforço para se locomover e por consequência gasta mais combustível. Por isso, é importante mantê-los calibrados de acordo com as instruções do manual.

2. Alinhamento e balanceamento 

Além de manter os pneus calibrados também é fundamental mantê-los alinhados se você quer poupar combustível, uma vez que o desalinhamento exige mais do carro e o balanceamento incorreto também. 

3. Use ar-condicionado somente quando necessário

O ar-condicionado está ligado ao funcionamento do motor, assim utilizá-lo exige mais do motor que consome mais combustível. Além disso, o uso do ar acarreta em perda de potência do automóvel.

4. Mantenha os vidros fechados na estrada

Rodar com os vidros abertos afeta a aerodinâmica do carro, gera mais resistência do ar e mais dificuldade para o carro se mover. Então, nas altas velocidades da estrada, o ideal é manter as janelas fechadas para poupar combustível.

5. Acelere e freie com delicadeza 

A forma como um carro é dirigido também influencia em como o combustível é consumido. Ao pisar bruscamente nos pedais mais combustível é injetado no motor ocorrendo mais consumo.  

Você sabe como funciona a garantia de seminovos e usados? Descubra aqui.

6. Evite carregar muito peso 

Não transporte excesso de carga no seu veículo. Quanto mais pesado ele estiver, maior será o esforço para se locomover e para isso será necessário o uso de mais combustível.

7. Troque a marcha no momento certo

Saber identificar o momento ideal para a troca de marcha é fundamental para economizar. Trocar a marcha muito cedo ou estendê-la por muito tempo influencia diretamente no consumo. 

8. Faça manutenção preventiva

A manutenção preventiva, além de evitar problemas graves, ajuda no controle de gasto de combustível. Ao manter sua manutenção em dia, você verifica se não há peças defeituosas que possam estar causando um consumo excessivo de combustível. 

9. Use combustível de qualidade 

É muito importante abastecer o carro em postos de confiança, nos quais se sabe que a qualidade do combustível é boa e que este não passou por modificações. Combustível adulterado vai exigir mais do motor e pode causar danos a ele. 

10. Não encha demasiadamente o tanque

O tanque cheio representa mais peso no carro e mais peso exige mais esforço e mais combustível gasto. Além disso, o excesso de combustível no tanque pode transbordar e prejudicar o cânister. 

Confira os SUVs seminovos disponíveis no estoque da Catedral Veículos e escolha o seu.

VOLTAR AO INÍCIO