Categorias

Principais dúvidas na compra de seminovo
9 nov

Principais dúvidas na compra de seminovo

Comprar um carro é uma grande decisão que precisa ser bem pensada. Optar por um seminovo é a escolha de muitos e tem vantagens como um preço mais em conta, maior capacidade de negociação, veículos com mais acessórios. Porém, alguns pontos relacionados sobre a escolha de um carro seminovo geram questionamentos aos compradores. Você está pensando em comprar esse tipo de carro, mas ainda tem dúvidas? Separamos alguns dos principais questionamentos dos consumidores para responder. Acompanhe!

Vale a pena comprar seminovo?

Carros seminovos são aqueles com até três anos de uso, que só tiveram um dono e rodaram entre 15 e 20 mil km por ano. Eles possuem muitas vantagens, a primeira delas é uma das mais atrativas: o preço. Comprar um carro de segunda mão é mais em conta do que um 0km. Isso ocorre por conta da desvalorização que os veículos sofrem ao longo dos anos. 

Outro ponto é a possibilidade de se ter um veículo completo com diversos acessórios e adicionais de maneira mais barata, já que um carro seminovo com mais recursos pode estar à venda pelo preço de um veículo novo com características básicas. 

Quando você compra um seminovo de um ou dois anos, você ainda tem acesso à  garantia original, na maioria dos casos de três anos. Na aquisição de um veículo de segunda mão, você também gasta menos com a documentação e ele tem uma desvalorização menor se comparado a um carro novo

Como funciona o seguro veicular de seminovos?

A preocupação com a segurança do veículo é fundamental, por isso o seguro veicular é recomendado para qualquer categoria de automóvel, inclusive para os seminovos. Muitas pessoas não possuem seguro porque o veem como algo desnecessário, pensam que nenhum sinistro pode acometer seu carro, mas nunca se sabe. 

Você pode e deve contratar uma cobertura de seguro para seu carro seminovo. A principal vantagem que as seguradoras oferecem a essas coberturas é o valor mais em conta do que para um carro 0 km. O ano de fabricação e modelo são fatores que contam na precificação, quanto mais novo, mais caro fica o seguro do carro. Contudo dependendo do modelo do seu seminovo e da disponibilidade de peças no mercado o valor do seguro poderá ser mais alto já que ele também reflete esses fatores.

Um ponto importante quando se trata de seguro de seminovos é a atenção ao fato de que eles só cobrem carros nacionais com uma idade máxima entre 10 e 15 anos e importados até 5 anos. Isso se dá por conta do tempo de uso e mudanças do mercado, acessibilidade de peças, que no caso dos importados fica mais difícil, e a manutenção. Por isso, a cobertura só vai até certo tempo. 

Pode financiar a compra de um seminovo?

Sim, você pode financiar a compra de um carro seminovo. Os valores mais atrativos são os que levam muitos a optar por um veículo de segunda mão. Todavia, adquirir um carro ainda é algo que requer bastante capital, uma vez que este é um bem caro. Assim, o planejamento financeiro é fundamental. 

Você pode optar por financiar o automóvel através de instituições especializadas nesse tipo de serviço, bancos e até mesmo direto com a própria concessionária. Existem algumas principais opções de financiamento de seminovos, confira:

Leasing

O leasing é como se você alugasse o carro no nome da instituição e, quando você termina de pagar as parcelas, opta por devolvê-lo ou comprá-lo de vez, passando-o para o seu nome.

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

É um empréstimo junto a instituição financeira no qual você paga parcelas mensais até quitar o valor da dívida. Só é possível vender o carro após a finalização dos pagamentos e, caso você deixe de pagar as parcelas, seu veículo pode ser tomado.

Consórcio

Esta é a opção para quem não planeja comprar um carro de imediato. No consórcio, um grupo de pessoas se reúne e paga mensalmente as parcelas do financiamento. Uma vez por mês há um sorteio no qual o vencedor é contemplado com o valor para comprar seu automóvel. Você pode também fazer um lance maior e levar o prêmio daquele mês. 

Pode dar um carro usado como entrada de um seminovo?

Dar o carro usado como entrada é uma possibilidade para a aquisição do seu seminovo e uma forma de facilitar o negócio. Usando seu carro antigo para saldar parte da dívida, você diminui seu valor e a quantia que você precisará desembolsar para quitar o restante do preço do carro. Quanto maior for o valor atribuído ao automóvel velho, melhor para você, pois o preço restante do novo será menor. 

Outro ponto de destaque é que, usando esse método, geralmente se consegue uma valorização maior do automóvel antigo. Muitas concessionárias oferecem bônus como a aquisição do seu veículo usado seguindo valores da tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)

Dar o carro usado de entrada na aquisição de um seminovo beneficia o processo de troca do veículo, pois em um só lugar é possível vender e comprar, ou seja, realizar todo o processo de forma mais ágil.

O que avaliar na hora de comprar um carro seminovo?

Mesmo com muitas vantagens, é preciso ficar atento na hora de adquirir o seu e avaliar bem as opções de compra. Quer saber como ser assertivo na hora de escolher seu carro? Compartilharemos algumas dicas importantes.

Local da compra

O primeiro aspecto a ser analisado é o local onde será feita a compra: é importante que ela seja realizada em um local de confiança, visando obter menos problemas. Procure comprar nas concessionárias das próprias fabricantes ou concessionárias especializadas neste tipo de serviço, como a Catedral, assim você garante a segurança da sua compra e ainda conta com um melhor suporte pós-venda. 

Outra dica é consultar outros clientes e checar as avaliações para saber como foi a experiência de outras pessoas comprando com aquela loja.

Se você pretende realizar a compra diretamente com o proprietário do veículo  é fundamental saber com quem você está fazendo negócios para evitar dores de cabeça e realizar uma boa aquisição. Evite sites de compra e venda e tenha muito cuidado com as redes sociais. 

Quilometragem baixa significa carro melhor?

A quilometragem é um fator muito importante na compra e venda de carros seminovos e usados no mercado brasileiro. Veículos com quilometragem baixa são mais valorizados do que aqueles que já rodaram mais. Isso ocorre porque considera-se que um automóvel que percorreu menos distância esteja menos gasto, porém isso não é uma verdade absoluta. 

Um carro com 40 mil km rodados pode estar em melhores condições do que um com apenas 10 mil km, tudo depende da forma como o veículo foi tratado, se recebeu a manutenção correta, por onde andou etc. 

Observar a quilometragem do veículo é sim de suma importância, pois a partir dos 60 mil km rodados o automóvel começa a demandar mais atenção. Contudo não fique preso apenas a esse fator e observe bem as condições do veículo. 

Fique atento também aos hodômetros adulterados que indicam que o carro rodou uma quilometragem mais baixa do que a realidade. Verifique para isso as condições dos pneus, o desgaste do veículo, cheque se os números do painel eletrônico estão desalinhados e se este tem sinais de que já foi removido, estes pontos podem ser indícios de fraude.    

Peça a ajuda de um mecânico ou perito automotivo

É sempre bom pedir que um mecânico de confiança acompanhe você até a concessionária ou pessoa com a qual você pretende fechar negócio para fazer uma inspeção no carro. Um profissional será capaz de avaliar melhor as condições do veículo e dizer se ela está em bom estado de compra.

Você também pode contratar uma empresa que realize perícia de documentos e chassis, para realizar uma vistoria cautelar e dar mais segurança na compra. 

Faça uma inspeção 

Verificar todos os aspectos do veículo é uma de prevenção fundamental a ser tomada. Cheque como está o estado de conservação do veículo: observe se a lataria, a pintura, os bancos, o painel e acessórios não estão danificados; averigue se os equipamentos de segurança como cintos e airbags estão em boas condições de uso; apure se todas as portas e janelas estão abrindo e fechando sem nenhum problema; examine toda a parte elétrica; tenha atenção ao desgaste dos pneus; confira também se não há cheiros no carro que possam a vir incomodar, como o de cigarro.

Além de todos esses aspectos, a parte mecânica também requer grande atenção. Olhe como está o motor, veja se há partes danificadas e se as correias e mangueiras apresentam danos. Outro ponto são os comandos, verificar freios, embreagem e acelerador, verifique também o escapamento. Apure com atenção os ruídos, escute se há barulhos estranhos vindos do motor, da suspensão e dos freios. 

Evite realizar a inspeção em dias de chuva, em um ambiente aberto com muita incidência solar ou pouca luminosidade, já que essas condições podem atrapalhar na visualização de possíveis defeitos do automóvel.

Fique de olho na autenticidade

Averiguar a autenticidade do chassi e do motor também é uma boa medida. Veja se todos os números batem, os gravados nos vidros, em outras partes do carro e na documentação.  

Verifique a documentação

É de extrema importância ter os documentos do carro em dia, é possível verificar se há multas ou outras cobranças pendentes para o carro através do número da placa e do chassi. Investigue se o veículo que você pretende adquirir possui tais problemas antes de comprá-lo.

Investigue o histórico do carro

Saber a procedência do veículo é uma medida cautelar muito válida, portanto busque saber sobre seu histórico. Diversos sinistros já podem ter acometido o automóvel como batidas, enchentes, furtos, e alguns desses eventos podem deixar sinais que você deve se atentar na hora de inspecionar o carro. 

Converse com o antigo dono, se possível, para saber se o automóvel já passou por esse tipo de incidente e se ele costuma apresentar muitos problemas mecânicos.

Se existir a possibilidade, realize um laudo cautelar para averiguar possíveis inconvenientes relacionados ao veículo. Busque saber também se ele já passou por leilão ou inventário. 

Alguns desses aspectos podem representar um problema na hora de fazer o seguro do carro, por isso é importante saber. 

Cheque o manual do proprietário

O manual do proprietário é um documento que possui, além de instruções sobre o uso do carro, o histórico de revisões da concessionária. Verifique se todas elas foram realizadas no prazo certo, isso demonstra cuidado do antigo proprietário com o automóvel.  

Estude as características do carro

Quando você vai comprar um veículo é preciso pensar em como ele atenderá suas necessidades, mas existem também outros pontos a serem considerados. Ao escolher o seu modelo seminovo cheque os dados de consumo do carro, o quanto ele consome de combustível, qual tipo de combustível ele usa; se ele requer algum tipo de manutenção recorrente; se possui um pacote de peças de fácil acesso, caso ele precise de algum conserto; etc.

Outro fator importante de se averiguar é o potencial de revenda do automóvel. Avalie se o modelo, a cor e demais características tem um bom índice de comercialização. Não se esqueça de olhar também a data de fabricação e o ano modelo do carro, que podem diferir. Neste caso, são os chamados veículos de “duas cabeças”, e na hora da venda de usados o que determina o valor é o ano modelo. 

Faça o test drive

Além de testar se todas as partes e componentes do veículo estão funcionando de maneira correta, é importante também que você realize um test drive para saber como ele se comporta na pista, se você se sente confortável em dirigi-lo e se de fato tudo opera perfeitamente.

Comprar um carro usado não é difícil, mas requer cuidado. Seguindo as dicas apresentadas neste artigo você já possui um ponto de partida e uma forma de ter mais segurança no processo. A Catedral Veículos possui um estoque repleto de opções de seminovos de qualidade para você escolher. Confira os modelos disponíveis!

VOLTAR AO INÍCIO