Categorias

Onde comprar seu seminovo
16 nov

Onde comprar seu seminovo

Comprar um carro é uma grande decisão que precisa ser bem pensada. Optar por um seminovo é a escolha de muitos e tem vantagens como um preço mais em conta, maior capacidade de negociação, veículos com mais acessórios. Porém, você sabe qual o melhor lugar para seu seminovo  Conhece todas as opções? Separamos os melhores tipos de compra e seus prós e contras.

Comprar um carro em leilão é um bom negócio?

Antes de considerar comprar um carro em leilão, você precisa analisar cuidadosamente os prós e contras. Afinal, trata-se de um investimento em uma mercadoria de valor considerável e, obviamente, ninguém quer falir. Por isso, antes de afirmar se é um bom negócio, o ideal é avaliar seus prós e contras, que listamos a seguir.

As vantagens de comprar um carro em leilão

Sem dúvida, o maior atrativo para comprar carros em leilão é o preço. Afinal, é possível comprar um veículo dessa forma, com desconto de até 30% em relação à Tabela Fipe. Portanto, pode ser financeiramente vantajoso considerar apenas o valor do carro que foi adquirido na época.

Desvantagens de comprar um carro em leilão

A lista de contras de comprar um carro em leilão é maior do que a lista de prós. Isso porque a compra do carro é cercada de desconfiança, principalmente diante das possíveis avarias do veículo. E, por conta dessa desconfiança, uma depreciação maior dificulta a revenda do veículo no futuro porque, por exemplo, os lojistas evitam fazer esse tipo de compra.

Além disso, outra desvantagem de comprar um carro em leilão tem a ver com o seguro. Para veículos adquiridos dessa forma, é comum encontrar seguradoras que não aceitam seguro. Mesmo assim, se eles aceitarem, o preço do seguro provavelmente aumentará. Afinal, pode ser um carro danificado com um defeito desconhecido.

Independentemente do tipo de leilão do qual o veículo se originou, é provável que ele seja deixado em campo aberto, exposto às mudanças do clima, o que é prejudicial ao carro.

Que tipos de leilões de carros existem?

Quando se trata de comprar carros em leilão, você pode pensar que eles são todos iguais. Mas, na realidade existem vários tipos desses eventos voltados à venda de carros. E a diferença entre eles também afeta a compra de um carro dessa maneira ou não. Assim, identificamos quatro tipos de leilões. Confira abaixo.

Leilão do governo

Esse tipo de leilão lista os carros apreendidos pelo Detran em cada estado. Ou seja, os carros cujos proprietários devem, por exemplo, o IPVA e a habilitação do veículo são vendidos por outros compradores. Nesta modalidade, os veículos disponíveis não foram legalizados ou não foram recolhidos pelos proprietários anteriores dentro de um determinado período de tempo.

Leilão de banco

Assim como os leilões do Detran, o leilão dos bancos visa à recuperação financeira. Ou seja, um carro cujo proprietário não consegue terminar de pagar e o devolve à instituição que intermediou a compra. Para recuperar seu investimento, ele oferece esses carros à venda através de leilões.

Leilão de seguros

Carros de leilão mantidos por companhias de seguros são frequentemente recuperados e roubados ou outros acidentes. Consequentemente, nesse tipo de leilão, a probabilidade de encontrar danos aos veículos é maior.

Leilão de fabricantes de automóveis

Veículos que estão sujeitos a renovação de frota ou que sofreram danos durante o seu transporte. Eles acabam se tornando uma dor de cabeça para as montadoras. Isso porque os fabricantes ficam impossibilitados de expor esses veículos em suas concessionárias, obrigando os carros a serem vendidos por outros meios, como leilão.

Comprar um carro diretamente do proprietário 

Se um amigo ou conhecido está vendendo um carro, você provavelmente já sabe seus termos. Tais como forma de pagamento, estado do carro. Dependendo do grau de proximidade com quem está vendendo, é até possível ter uma ideia da quilometragem do carro.  A questão é: você sabe como lidar com essa pessoa se algo der errado nos negócios? E se for uma pessoa que você encontrou em algum site, você não sabe a procedência. 

As vantagens 

A verdade é que as negociações sobre a compra de um carro diretamente do proprietário são mais amplas. O lado positivo é que você está muito mais aberto para falar sobre suas dúvidas. Além disso, a relação humana favorece a confiança entre comprador e vendedor.

Preços abaixo do preço de mercado,a loja ou revendedor deve incluir esses custos no preço do carro. Na prática, isso significa que comprar diretamente do proprietário permite um preço melhor sem as altas taxas.

Vendas exclusivas podem ser difíceis. É por isso que muitos motoristas fazem ofertas muito atraentes para não precisarem esperar meses antes de fechar um negócio. 

Outra coisa importante é que os vendedores particulares costumam ser mais abertos à negociação. Em lojas especializadas, a equipe já foi treinada para determinar valores e condições melhores de desconto. Se a conversa for direta, há uma chance muito maior de conseguir uma boa compra. 

Desvantagens

Você costuma comprar algo sem garantia? Um dos maiores problemas de comprar um carro diretamente do proprietário é a falta de  prazo de reposição em caso de avaria. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) se aplica apenas às transações com pessoas jurídicas. Comprar um veículo de um corretor lhe dá mais garantias legais e conforto se você tiver que lutar contra algo na justiça. 

Outro problema negativo é lidar com a burocracia. Se a compra for feita através de uma concessionária ou concessionária de veículos, todos os parâmetros são processados ​​por uma equipe especializada. Ao mesmo tempo, nas negociações diretas de automóveis, o proprietário, o comprador e o vendedor devem cuidar de tudo sozinhos. 

Além disso, requerer financiamento para aquisição de pessoa física é certamente mais difícil. 

Comprar um carro em uma loja

Comprar em uma loja de usados sempre é a primeira coisa que vem à nossa mente quando decidimos comprar um carro novo. Isso se dá porque provavelmente é o jeito mais fácil. Em um único lugar é possível encontrar uma ampla variedade de modelos e valores, sendo mais atrativo. Mas é sempre importante analisar os prós e contras.

As vantagens

Mercadores e revendedores geralmente fazem parceria com bancos e instituições financeiras para ajudar seus clientes a financiar. Eles também cuidam da parte burocrática com transportadores, Detran, facilitação, etc. E o melhor de tudo, há uma garantia de 90 dias para o carro.

Os preços tendem a ser mais competitivos e justos. Normalmente, a tabela FIPE é utilizada como referência.

Se for realizar esse tipo de negócio, busque por uma concessionária com experiência de mercado e que seja confiável, onde você sabe que os veículos passaram por um processo rigoroso antes de serem aceitos. 

Desvantagens

Dependendo do tipo de loja, o fluxo de pessoas vendendo veículos para lojas e revendedores é enorme. Normalmente entram carros em mau estado, reparos cosméticos podem esconder problemas mecânicos e as vendas tendem a acontecer rapidamente, então os problemas aparecem mais tarde. Por isso, ao decidir comprar o seu seminovo em uma loja, busque locais de referência e seguras.

A Catedral Veículos é uma dessas lojas sérias e de confiança, onde você pode achar o carro certo. Entre em contato e obtenha mais informações sobre nossos serviços. Visite o nosso estoque e conheça os modelos de carros usados.

VOLTAR AO INÍCIO