Categorias

Como funciona o seguro de carro usado?
13 out

Como funciona o seguro de carro usado?

Como funciona o seguro de carro usado?

Muitas pessoas sonham em possuir um veículo próprio e não mais depender do serviço de transporte público. Mas, nem todos se preocupam com um seguro na hora de fazer o orçamento da compra de um veículo, principalmente se é um carro usado.

Saiba que proteger o seu patrimônio é algo muito importante, mesmo tratando-se de um veículo usado.

Mas como funciona o seguro de um carro usado? 

O ponto mais importante que você deve saber sobre o funcionamento do seguro de carros usados é a diferença entre esse tipo de seguro e o seguro veicular de carros novos. Um dos pontos que se destacam neste caso é o valor do seguro para carros usados, que tende a ser bem mais baixo em comparação com o seguro de veículos novos.

O valor dependerá diretamente da modalidade contratada e do ano de fabricação do veículo, das características do motorista, como idade, sexo, envolvimento com acidentes e outros aspectos avaliados pelas seguradoras. O que diferencia neste caso é o risco que a empresa terá em cobrir possíveis prejuízos que o contratante terá ao assegurar um veículo usado.

O seguro de carro novo

A princípio, o valor do prêmio do seguro, que é o montante pago para a sua contratação, varia de acordo com o valor de mercado do carro. Desse modo, o preço do seguro é influenciado pelo custo de reposição das peças, do conserto, das revisões, da reposição do carro, entre outros fatores.

Quando se trata de um veículo novo, o valor também poderá ser mais elevado se levarmos em consideração o mercado ou o fato de ser um lançamento. Por outro lado, o prêmio poderá ser menor, já que a probabilidade de o veículo apresentar defeitos e outros problemas será menor do que a de um carro usado — o que se justifica pelo menor tempo de uso e pela fabricação recente.

Além disso, as peças para reposição do carro novo podem ser mais baratas e fáceis de encontrar do que as peças de um usado devido ao fato de terem sido fabricadas há menos tempo.

Outro fator que contribui para a redução do valor do seguro de carros novos é a probabilidade de ocorrência de furtos ou roubos. Considerando que são novidade no mercado e que há menos exemplares circulando nas ruas, eles chamam menos atenção e gerarão menos ocorrências, pelo menos em curto prazo.

O seguro de carro usado

A mesma lógica utilizada para a determinação do prêmio do seguro de carros novos é adotada para estabelecer o valor do prêmio do seguro dos usados: o preço de venda. Além disso, serão levados em conta o tipo de uso e a conservação do veículo, bem como o custo das suas peças para reposição, eventuais sinistros etc.

Mesmo para os automóveis que foram fabricados há muitos anos e têm valor de venda mais elevado ou peças que são caras ou difíceis de serem encontradas, a quantia paga pelo o prêmio será mais alta se comparada ao que é pago quando se trata de veículos novos.

Em contrapartida, há alguns carros que sofreram poucas variações de seus modelos antigos, fazendo com que as peças sejam de fácil acesso, com preços baixos e manutenção mais barata. Em casos como esse, o valor do seguro será menor.

As diferenças entre os dois seguros

Como foi mencionado, o seguro de carro novo e o de um usado apresentam como principal diferença os valores dos fatores usados como parâmetro para determinação do prêmio.

Para o carro novo que tem manutenção e peças mais baratas, o prêmio contratado será, por consequência, menor. Por isso, se o seu valor de mercado e conserto são mais caros, esses fatores deixarão o valor a ser pago por quem contrata o seguro .

A mesma noção recai sobre o seguro de carro usado: para aqueles cujas peças são mais fáceis de encontrar e a manutenção tem custo reduzido, o valor do prêmio será menor. Caso sejam de difícil acesso no mercado automobilístico e com grandes alterações de modelos ao longo dos anos, o investimento será mais alto.

Conheça os tipos de seguro

Outra coisa que você precisa saber antes de contratar um seguro de carro é qual tipo de seguro escolher.

Existem, basicamente, 4 tipos de cobertura. São elas:

- Seguro compreensivo: uma cobertura mais completa e mais cara. Ela é bastante indicada para veículos que são utilizados no dia a dia e, por isso, sofrem mais riscos;

- Seguro de furto e roubo: protege seu patrimônio apenas nos casos de subtração do veículo;

- Seguro para terceiros: oferece cobertura para danos causados a outras pessoas envolvidas no sinistro com o segurado. A cobertura para terceiros pode ser contratada como um complemento em outros tipos de seguro, como o compreensivo;

- Seguro para passageiros: cobre danos morais, pessoais ou físicos sofridos pelos passageiros do veículo.

Vale a pena conversar com a seguradora antes de contratar qualquer um destes seguros automóvel.

Até porque, várias delas acrescentam coberturas extras em cada um destes modelos de proteção.

Ao conhecer mais os tipos de seguro de veículos disponíveis, você poderá eleger, com maior facilidade, a cobertura que melhor atende às suas necessidades.

Pesquise a reputação da empresa

É muito importante que você pesquise a idoneidade da empresa de seguro escolhida, assim como seu histórico de atendimento com os clientes.

A Superintendência dos Seguros Privados (Susep) é o órgão responsável por regulamentar este setor.

Em seu site, é possível pesquisar empresas de seguro, corretoras de seguros e corretores que trabalham por conta própria.

Só as companhias registradas podem ofertar o serviço no Brasil.

Sobre o histórico de atendimento da empresa, é interessante que você procure saber a opinião de alguns clientes.

Para isso, é preciso apenas acessar o site do Reclame Aqui.

Lá, você encontrará avaliações atuais sobre o atendimento, o cumprimento dos prazos e mais.

Preocupe-se principalmente sobre como o usuário é atendido após um sinistro.

Uma boa seguradora oferece assistência rápida e prática, sem criar empecilhos para o pagamento da indenização.

Aproveite e veja o que os clientes falam de outros serviços da seguradora, como o seguro de vida, viagem, entre outros.

Peça recomendações de boas empresas para as pessoas que você conhece

Uma das maneiras de avaliar a reputação da empresa e saber se ela presta um bom serviço.

Nenhuma fonte é tão confiável quanto à opinião das pessoas que você confia e já utilizam o serviço.

Por isso, é importante conversar com outros conhecidos que já possuem seguro.

Com eles você pode descobrir os pontos altos e baixos de cada empresa, quais as vantagens que os segurados mais percebem e se o atendimento realmente é bom.

Faça o máximo possível de cotações

Quanto mais cotações você fizer, melhores serão suas chances de negociar um bom seguro, com vantagens e preço mais em conta.

Por isso, vale a pena utilizar a cotação online, e também pedir ajuda ao seu corretor.

Cotação online

Para fazer uma cotação seguro de automóvel não é preciso ir até cada seguradora para carro ou então ficar consultando o corretor presencialmente.

A melhor maneira de pesquisar o valor do seguro automotivo e comparar os diferentes preços e diferentes coberturas é fazendo uma cotação seguro de automóvel pela internet.

Além disso, com as informações que o cliente pode ter fazendo a cotação online é possível determinar as melhores opções, e se informar sobre o que está incluso na cobertura.

Agora você já sabe tudo sobre seguro automotivo, conte com a Catedral Veículos para encontrar seu carro dos sonhos.

VOLTAR AO INÍCIO