Categorias

10 características que valorizam o veículo
1 jun

10 características que valorizam o veículo

São vários os fatores que influenciam no preço de um carro como a marca, o modelo, o ano de fabricação e os acessórios que ele possui. Cada vez se tem mais avanços nas tecnologias utilizadas na fabricação dos automóveis, que ficam mais funcionais, versáteis e personalizáveis.

Na hora de comprar e vender seu veículo existem algumas características que influenciam diretamente no preço, agregando valor ao carro. Conheça os principais e saiba o que procurar no seu novo modelo e o que se atentar na hora de vender o usado.  

 1. Ar-condicionado

O ar-condicionado é um item que já faz parte de basicamente todos os modelos de carro, são poucos os que ainda são fabricados sem o dispositivo. 

Mesmo em cidades com temperaturas mais baixas o ar se faz de grande utilidade nos dias mais quentes. Já nas cidades onde as temperaturas são mais elevadas cotidianamente, o ar-condicionado é um item praticamente obrigatório. 

Além disso, em regiões mais perigosas, muitas pessoas não se sentem confortáveis em andar com os vidros abertos, então o apetrecho é a única opção para ventilar o ambiente e refrescar os passageiros.

O ar-condicionado além do conforto térmico também proporciona segurança, uma vez que desembaça os vidros em dias chuvosos, permitindo mais visibilidade na direção. 

 2. Tração 4x2 e 4x4

Outro ponto de valorização do veículo é a tração, ela é responsável por distribuir a força gerada no motor para as rodas e fazer com que o carro se mova. 

A tração 4x2 direciona a força para apenas duas rodas do veículo e normalmente é utilizado para rodar no dia a dia. Ela pode ser dianteira, mais comum, e tem como vantagem a segurança e a leveza. Também pode ser traseira que dá ao veículo mais potência e equilíbrio. 

Já a tração 4x4 distribuiu a força para as quatro rodas sendo a melhor opção para rodar por terrenos irregulares. Esse tipo de tração é encontrado em picapes, caminhonetes, alguns crossovers e nos SUVs, os carros do momento, e que geralmente tem um valor mais elevado. 

3. Pintura metálica e perolizada 

As pinturas metálicas e perolizadas bem conservadas da lataria valorizam mais o carro em relação à pintura sólida, por conta da pigmentação. 

Na pintura metálica a tinta além do pigmento das cores possui flocos de alumínio e laca acrílica, que dão a ela o aspecto brilhante e faz com que a luz reflita mais precisamente. Já na pintura perolizada a tinta tem pó de pérola e partículas de mica (pigmento mineral), que dão intensidade às cores e o efeito de mudança de acordo com o ângulo de visão. 

A cor da pintura também interfere no valor. As cores mais padronizadas como preto, branco, cinza, prata, tons de azul mais sóbrios e também o vermelho são os que mais agradam. 

Cores mais extravagantes e diferentes tendem a desvalorizar o veículo, que são mais difíceis de se revender. Os automóveis mais procurados são os que seguem as cores mencionadas e por isso são mais caros. 

4. Controle eletrônico

Conhecido como ESC, sigla em inglês, o controle eletrônico de estabilidade é considerado uma das maiores invenções de segurança automotiva. Ele atua impedindo a perda de controle do carro em situações consideradas de risco.

Para saber se seu carro possui este dispositivo basta checar no manual ou ficha técnica. Um botão de desligamento presente nos controles do veículo também indica sua presença. 

O controle pode aparecer com outro nome como: ESP (Electronic Stability Program); VDC (Vehicle Dynamic Control); VSA (Vehicle Stability Assist); VSC (Vehicle Stability Control); VSE (Vehicle Stability Enhancement); PSM (Porsche Stability Management).  

O item que já é obrigatório em vários países passará a ser exigido em todos os veículos comercializados no Brasil a partir de 2024.

5. Câmbio automático

Outra característica que valoriza o veículo é o câmbio automático, o item é cada vez mais comum nos carros e muito apreciado, pois torna a direção mais fácil. 

Dirigindo com o câmbio automático o pé esquerdo fica livre, permitindo mais conforto ao motorista. Além disso, ele pode dedicar atenção total à direção e não precisa se preocupar em trocar de marcha. 

Um ponto que atrai bastante é o fato de ser cada vez mais comum enfrentar os congestionamentos no dia a dia e o carro automático não exige as constantes trocas de marchas, necessárias nesse tipo de situação. 

6. Direção assistida

A direção assistida é super valorizada nos veículos e preferência dos motoristas. Ela reduz o esforço a ser feito pelos condutores, utilizando um sistema mais leve e simplificado. Os carros com direção mecânica ou manual apresentam mais dificuldades para serem dirigidos, pois exigem muita força para guiar o volante. 

Dentro do grupo de direção assistida existem a hidráulica, elétrica e eletro-hidráulica. Você provavelmente já ouviu falar na hidráulica, mas é a elétrica que tem ganhado mais espaço no mercado. Ela tem uma tecnologia, mais moderna, simples e barata, e é a que mais valoriza o automóvel. 

7. Recursos eletrônicos diversos

Um carro é composto por diversos recursos eletrônicos que controlam variados sistemas e representam uma grande porcentagem do valor do veículo. 

São encontrados hoje nos carros recursos de segurança com o freio ABS, o já mencionado controle eletrônico, entre outros. Além disso, ele atua reduzindo o consumo de combustível e a emissão de poluentes com o sistema start/stop. Permite o melhor controle de rotações e ajuda a descobrir fraudes no hodômetro

Outro ponto, é a central multimídia dos veículos que permite acesso a rádio, internet, conectividade com outros aparelhos, acesso ao GPS. Essas centrais estão cada vez mais modernas e proporcionam entretenimento e segurança. Um bom sistema de multimídia valoriza muito o carro e é quase um item obrigatório do automóvel. 

8. Bancos de couro

Ninguém quer um carro com o estofado rasgado, sujo e mal cuidado. O couro é um material valorizado no mercado de forma geral, assim agregado ao carro gera mais valor a ele. Mesmo o couro sintético consegue atender a demanda dos clientes. 

Os automóveis com estofamento em couro são os mais procurados por conta da estética bonita e facilidade de limpeza, mesmo possuindo um preço mais elevado. 

9. Vidros e travas elétricas

A abertura e o fechamento das janelas do carro apertando um botão, além do travamento das portas do veículo são um fator chave de valorização, pois oferecem mais segurança e praticidade. 

Outro componente que promove valorização é o retrovisor com ajuste elétrico, indicador de setas e outras tecnologias. 

10. Equipamentos de segurança

Segurança em primeiro lugar, certo? É isso que muitos motoristas prezam na hora de escolher o carro e optam pelos veículos que apresentam mais formas de proteção para ele e seus passageiros.

Hoje em dia são diversos os acessórios dos automóveis que desempenham essa função como o cinto de segurança, encosto de cabeça, sistema isofix, airbags, ESC, controle de tração, sensor de ré, entre outros. Quanto mais completos os carros no quesito segurança, mais valorizados eles são.  

Agora que você já sabe quais as características mais valorizadas em um veículo, descubra qual é o momento certo para trocar de carro e aplicar os conhecimentos que você adquiriu com essa leitura.  

 

VOLTAR AO INÍCIO