Categorias

Quais são os melhores seminovos para comprar em 2022?
20 out

Quais são os melhores seminovos para comprar em 2022?

Em 2022, o mercado de carros seminovos e usados sofreu uma retração graças à atual situação econômica, com a diminuição da concessão de crédito para aquisição de veículos e alta inflação. Porém, o setor de automóveis já apresenta alguma recuperação, mesmo que pequena, destacando algumas ótimas opções de carros seminovos para comprar neste ano.

E o mercado de usados vem chamando atenção dos compradores exatamente pela atual situação econômica. Os carros novos estão com valores altos e pode compensar mais adquirir um modelo seminovo um pouco mais antigo, porém mais equipado e com maior conforto para dirigir. Ou seja, comprar um carro seminovo é uma excelente chance de economizar e adquirir um carro mais completo.

Entre as marcas mais procuradas, a Volkswagen, a GM e a Fiat se destacam no comércio de automóveis simples e comerciais, compondo mais de 58% dos carros usados mais vendidos de agosto de 2022, segundo a Fenabrave

Confira a seguir quais são as melhores opções de seminovos para comprar em 2022:

1. Volkswagen Gol

Já faz muito tempo que a Volkswagen tenta tirar o Gol de linha, porém não consegue graças ao seu grande sucesso com o consumidor brasileiro. O carro se mantém a mais de 25 anos na liderança do mercado no Brasil, mesmo se considerarmos o mercado de carros seminovos, chegando a superar até mesmo o Fusca. Um dos motivos desse sucesso é que o Gol foi desenhado no Brasil e pensado diretamente para o público brasileiro. Para quem gosta de modelos mais antigos, o Gol possui versões clássicas, desde o seu modelo quadrado vendido entre 1980 até 1994,  incluindo as versões esportivas GTS e GTi; até o modelo “bolinha”, ainda produzido pela VW.

Saiba como funciona o seguro de carros usados.

2. Fiat Palio

O Fiat Palio é reconhecido pelo seu conforto ao dirigir, e mesmo após ter saído de linha ainda é modelo muito procurado no mercado de usados e quebrando a hegemonia do seu concorrente, Volkswagen Gol, no mercado brasileiro. Teve apenas duas gerações em seus 20 anos de produção. É econômico e sua manutenção é barata, com peças de reposição fáceis de encontrar. A segunda geração tem motores mais potentes, graças à atualização da Fiat para esse modelo. O modelo Palio Weekend é conhecido como um dos melhores carros da marca.

3. Fiat Uno

O Fiat Uno sempre foi um sucesso no Brasil, e a história desse carro começa com o Uno Mille, um modelo que chegou a ser exportado para a Itália, o que é muito incomum pois os italianos preferem carros fabricados por lá. Foi o primeiro carro turbinado e o primeiro 1.0 no Brasil. A nova geração do Uno foi lançada em 2010 e também inaugurou uma nova linha de motores na Fiat, a linha Firefly, feita toda de alumínio e com duas válvulas por cilindro, o que torna o carro muito econômico. Além disso, é um motor que traz muito conforto ao dirigir.

Vai comprar um seminovo? Confira a documentação necessária.

4. Chevrolet Onix

Se você procurar pelo modelo de lançamento do Chevrolet Onix no mercado de usados e seminovos, é possível encontrar carros completos e bem equipados. Durante o seu lançamento, a Chevrolet assustou a concorrência com um carro de ótimo custo-benefício, o que, infelizmente, não ocorre mais com os modelos mais atuais. É um carro com muito espaço interno e no porta-malas, ideal para quem precisa do carro para transportar a família.

5. Chevrolet Celta

A principal vantagem do Chevrolet Celta é o seu valor no mercado. Foi produzido pela Chevrolet para ser um carro muito barato e por isso, acaba sendo um modelo bem simples. É um carro leve, econômico e com baixa necessidade de manutenção. Ou seja, é um modelo ideal para quem precisa de um carro, mas quer economizar ao adquiri-lo. Assim, investir em um Chevrolet Celta pode ser uma boa escolha para quem está com o orçamento mais apertado. 

SUVs mais econômicos da categoria.

6. Toyota Corolla

O Toyota Corolla é o carro mais vendido do mundo e também faz sucesso com os brasileiros. Seu destaque está principalmente na segurança, seus modelos mais recentes possuem 7 airbags e deformação programada da carroceria. Em modelos mais completos, há um sensor na parte da frente do carro que avisa quando você está muito próximo do veículo da frente e uma câmera na parte de cima do para-brisa para o auxílio de permanência na faixa. Ou seja, é um carro equipado com muita tecnologia mesmo em modelos seminovos.

7. Volkswagen Fox

Apesar de já ter saído de linha, o Volkswagen Fox é um carro muito procurado. Tinha a função de substituir o Volkswagen Gol, mas acabou saindo de linha antes dele. Suas versões mais antigas já são equipadas com computador de bordo. O grande diferencial desse carro é o espaço interno bem aproveitado, apesar de ser um veículo compacto.

Confira: Vale a pena comprar carro com mais de um dono?

8. Ford Ka

O Ford Ka é um carro compacto, barato e econômico. Sua primeira geração tem um design bem característico, com a traseira mais reta não chegou a agradar muito o público brasileiro, apesar de ser um carro confiável e com material de alta qualidade. Assim, a Ford investiu em um design mais comum para a segunda geração do carro, com a traseira mais arredondada e um porta-malas um pouco maior. Sua manutenção é bem simples e costuma ser barata.

9. Chevrolet Corsa

O Chevrolet Corsa é outro carro da lista que tem como principal característica ser barato, econômico e com baixo custo de manutenção. É um carro confiável, por isso é possível vê-lo com muito frequência na rua mesmo após o encerramento da sua produção em 2014. Possui três versões básicas no Brasil, a versão B, C e Classic Sedã.

Confira: Carro seminovo e usado tem garantia? Descubra seus direitos na compra!

10. Ford Fiesta

Um dos carros mais vendidos da Ford, o Ford Fiesta é um carro compacto que agrada muito aos brasileiros. Tem bastante espaço no porta-malas se compararmos com os seus concorrentes da mesma categoria. É um veículo confiável com pouca necessidade de manutenção. Os modelos com motor 1.0 rocam fizeram muito sucesso na época que foram lançados, pois entregam mais potência que o da versão endurance antiga. O carro ainda é fabricado pela Ford, então é possível encontrar modelos mais recentes no mercado de seminovos e usados.

VOLTAR AO INÍCIO